REVISTA LEETRA INDÍGENA

A Revista LEETRA Indígena busca preencher um espaço de valorização, conhecimento e reconhecimento de línguas, culturas, artes, conhecimentos e saberes de povos indígenas brasileiros e também no âmbito internacional
LEETRA Indígena acolhe, preferencialmente, artigos, resenhas, ensaios, relatos, autobiografias, poemas, crônicas, contos ou outras modalidades de textos verbais e não verbais de indígenas de diferentes etnias brasileiras ou de outros países.
Acolhe, também, textos de diferentes modalidades escritos por autores não indígenas que tenham como temas: descrição de línguas e culturas indígenas; literatura indígena; artes verbais ameríndias; etnomusicologia; etnomatemática; astronomia indígena; história dos movimentos indígenas; resistência, resiliência e territorialidade.
Há, ainda, espaço para textos de teor acadêmico, que resultem de pesquisas em torno das temáticas aqui apontadas, priorizando-se a utilização de linguagem que, sendo de cunho científico e acadêmico, tenha como intuito principal a divulgação dos resultados de pesquisa para o público em geral, e não somente para especialistas.


SAIBA MAIS

A Revista LEETRA Indígena teve seu primeiro número publicado em 2012, ano em que se deu, sob a coordenação do Grupo de Pesquisa LEETRA/UFSCar (CNPq), o evento “I Caxiri na Cuia” na Universidade Federal de São Carlos, onde estiveram presentes, entre outros, os escritores indígenas Daniel Munduruku, Rosi Waikhon, Olívio Jecupé, Tiago Hakiy e Cristino Wapichana.
A Revista é reconhecida nacionalmente por seu perfil diferenciado não só voltado a questões e problemáticas indígenas, mas à autoria e à poética indígena.


Quer saber mais sobre a Revista LEETRA Indígena? Clicando aqui você tem acesso a dezessete números, produzidos entre os anos de 2012 e 2015. Para edições a partir de 2021 acesse o site da revista clicando aqui e confira todas as edições na íntegra.