BIBLIOTECA LEETRA

Bem vindo à Biblioteca do LEETRA. Aqui você encontrará todas as nossas publicações.
Ao colocar o mouse sobre as publicações, um resumo é exibido.
Há também a opção de refinar sua busca, caso deseje apenas um tipo de publicação.

UTILIZE OS CAMPOS ABAIXO PARA REFINAR SUA BUSCA

Limpar

Linguagens em Diálogo 6 - Vozes de Orientadores de Estudo

O título do sexto número da coleção Linguagens em Diálogo pode ser tomado como auto-explicativo. Vozes de orientadores de estudo traz-nos uma coleção de poemas escritos pelos próprios orientadores de estudo (os OEs), dando vasão a todo feeling e criatividade. De quebra, ainda podemos encontrar relatos de experiências narrados pelos próprios OEs. Inspirador para a prática pedagógica.


Visualizar

Compartilhar:

Linguagens em Diálogo 5 - O fazer das crianças nos anos iniciais

O fazer das crianças nos anos iniciais, tal qual nas edições anteriores, traz-nos contribuições em forma de artigos tratando de temáticas relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental e ainda registros de projetos desenvolvidos por professores participantes do PNAIC/UFSCar junto a suas próprias turmas.


Visualizar

Compartilhar:

LEETRA Anos Iniciais - Diversidade Cultural 8 - A temática indígena nos anos iniciais: línguas e linguagens

Motivados pela promoção da questão indígena a partir de um raciocínio comprometido com a realidade e apartado de visões preconceituosas ou românticas/vitimizadoras, os pesquisadores Antônio Fernandes Góes Neto e Natália Freire Bellentrani trazem interessantes discussões. Atentos aos limites e interesses das crianças com idade entre 6 e 8, os pesquisadores sugerem propostas de jogos, atividade de leitura, escrita e interpretação de textos para a abordagem desta questão junto aos anos iniciais do ensino fundamental.


Visualizar

Compartilhar:

LEETRA Anos Iniciais - Língua Portuguesa 7 - Livros infanto-juvenis: Então você já sabia? e A caça ao Tigre de Bengala

Maria Sílvia Cintra Martins, Eld Johonny e Pedro Alberto trazem uma interessante discussão acerca do processo de criação (do enredo à ilustração) dos livros infanto-juvenis Então você já sabia? e A caça ao tigre de bengala, produzidos no anos de 2015 no Laboratório de Pesquisa LEETRA - UFSCar/SP.


Visualizar

Compartilhar:

Linguagens em Diálogo 4 - Relatos e Reflexões em Torno dos Letramentos nos Anos Iniciais

Relatos e reflexões em torno dos letramentos nos anos iniciais traz-nos uma coleção de artigos e relatos de experiências acerca da maneira como as atividades do PNAIC-UFSCar vêm sendo desenvolvidas junto aos anos iniciais do ensino fundamental. Este volume traz ainda uma seção dedicada às contribuições da equipe técnica do PNAIC-UFSCar sobre temas como leitura, artes plástica, música e inclusão do PNEE.


Visualizar

Compartilhar:

LEETRA Anos Iniciais - Diversidade Cultural 6 - Africanidades

Ogum, Orixá, Zumbi de Palmares... sabemos, de fato, o que estes nomes significam e que eles, de fato, representam? Tratando exclusivamente da temática africanidades, Winnie Damas, estagiária no Grupo LEETRA e vinculada ao PNAIC-UFSCar discorre de maneira sucinta, acerca da cultura africana e suas influências na cultura brasileira buscando, assim, mostrar-nos algumas semelhanças e implicações.


Visualizar

Compartilhar:

LEETRA Indígena - Escola Karimã conta Umbuesá - Volume 17

Fruto da pesquisa de mestrado titulada Do oral para o escrito: a narratividade em nheengatu no Alto do Rio Negro – AM, da pesquisadora Patrícia Regina Vannetti Veiga, a edição Escola Karimã conta Umbuesá investiga o processo de escrita das narrativas orais pelos professores indígenas. As diferentes narrativas que compõem esta edição foram retextualizadas do oral para o escrito, português para o nheengatu e do nheegatu para português e, conforme sugerido por Hermes Domingos Plácido – da etnia Baniwa, clã Siusi, pajé da comunidade – ilustradas por alunos e professores.


Visualizar

Compartilhar:

LEETRA Anos Iniciais - Matemática 1 - Explorando a Calculadora nos anos iniciais

Os autores Everaldo Gomes Leandro e Lívia de Oliveira Vasconcelos, ambos professores formadores do PNAIC-UFSCar, trazem, no primeiro número da Revista LEETRA Anos Iniciais uma instigante proposta de explorar a calculadora junto as crianças, contemplando a calculadora como um material capaz de auxiliar a compreensão do Sistema de Numeração Decimal, possibilitando a aprendizagem das operações aritméticas aplicadas a resolução de problemas.


Visualizar

Compartilhar:

LEETRA Anos Iniciais - Matemática 2 - Algumas possibilidades de estratégias de cálculo mental no campo aditivo

Flávio de Souza Pires, professor formador vinculado ao PNAIC-UFSCar, traz uma importante reflexão acerca da importância e das possibilidades do desenvolvimento de cálculo mental junto às crianças dos anos iniciais. Direcionada ao professor alfabetizador, Flávio apresenta algumas estratégias utilizadas no cálculo mental, mais especialmente no campo adição.


Visualizar

Compartilhar:

LEETRA Anos Iniciais - Matemática 3 - O desenvolvimento do pensamento funcional nos anos iniciais

Lívia de Oliveira Vasconcelos e Everaldo Gomes Leandro -- ambos professores formadores vinculados ao PNAIC-UFSCar --, discorrem sobre diferentes abordagens de que o professor alfabetizador pode se valer no tocante ao tratamento de  Função, conteúdo matemático apresentado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), junto aos anos iniciais.


Visualizar

Compartilhar:

LEETRA Anos Iniciais - Matemática 4 - Modelagens matemática: o que é isso?

Ademir Donizete Caldeira e Maria Carolina Machado Magnus, em Modelagens matemática: o que é isso? propõem uma valiosa reflexão acerca da importância buscar a compreensão científica de fenômenos com os quais nos deparamos em nossas práticas sociais.


Visualizar

Compartilhar:

LEETRA Anos Iniciais - Língua Portuguesa 5 - Atividade a partir do lúdico e interdisciplinar - Fantoche nos anos iniciais

Gláucia Regina Gomes, pesquisadora no Grupo LEETRA vinculada também ao PNAIC-UFSCar, sugere, no quinto volume da Revista LEETRA - Anos Iniciais o desenvolvimento de uma interessante e produtiva atividade interdisciplinar, pondo luz a questões envolvendo gêneros discursivos, artes e ciências em um tom didático e agradável ao leitor.


Visualizar

Compartilhar:

LEETRA Indígena - Nheengatu Tapajoara - Volume 16

Mais uma vez a Revista LEETRA é publicada em edição bilingue (nheengantu/português). Após situar o leitor da região de Santarém/PA, onde a revista foi produzida, e os desafios das situações como a extinção de algumas línguas indígenas, o volume denominado Nheengantu tapojowara presenteia-nos com uma série de textos (de narrativas a receitas culinárias) e exercícios para incentivar o aprendizado desta língua que traz em si uma mistura de outras línguas.


Visualizar

Compartilhar:

LEETRA Indígena - Karibi-Teepa - Kaapura Mbuesaua Kabari Rendaua upé - Volume 15

Em tiragem bilíngue (nheengatu/português), a Revista LEETRA n.º 15 apresenta-nos mais um pouco da cultura e da língua dos povos indígenas da região de São Gabriel da Cachoeira (AM) e põe-nos em contato com uma interessante narrativa produzida em nheenguetu (traduzida para o português), além de sugerir-nos exercícios envolvendo um tema que, por si, desperta curiosidade: plantas medicinais, das quais alguns nomes têm origem no nheegetu. Decerto um ponto de partida para múltiplas atividades!


Visualizar

Compartilhar:

Linguagens em Diálogo 3 - Letramento e suas Articulações no Trabalho Interdisciplinar

Organizado por Maria Sílvia Cintra Martins, líder do Grupo LEETRA (CNPq), responsável pelo desenvolvimento das atividades do PNAIC-UFSCar, o terceiro número da coleção Linguagens em Diálogo trás, como ponto norteador, o tema Letramento e suas articulações no trabalho interdisciplinar. Destinado ao professor alfabetizador, este número traz uma série de artigos e relatos de experiências que reforçam a necessidade do desdobramento de forma ética e comprometida de atividades interdisciplinares junto aos anos iniciais do ensino fundamental. Boa leitura!


Visualizar

Compartilhar:

Linguagens em Diálogo 2 - Lí­ngua Materna, Matemática e Outras Linguagens

Linguagens em Diálogo - língua materna, matemática e outras linguagens traz ao leitor uma coleção de artigos para reflexão e relatos de experiências bem sucedidas para a inspiração. Neste número podemos encontrar, pela primeira vez, uma seção destinada exclusivamente às produções das crianças beneficiárias das atividades do PNAIC nos municípios e outra seção dedicada ao 1º encontro PNAIC em Santa Rita do Passa Quatro/SP, evento no qual foram discutidas ações e repercussões do PNAIC-UFSCar nos municípios participantes.


Visualizar

Compartilhar:

Linguagens em Diálogo 1 - Letramento em Lí­ngua Materna e Matemática

Primeiro número da série Linguagens em Diálogo traz uma série de artigos acerca do processo de letramento em língua materna e língua matemática. Além disso, podemos encontrar um capítulo destinado a resenhas, experiências bem-sucedidas relatadas por professores alfabetizadores filiados ao PNAIC-UFSCar, sinopses de filmes e livros e ainda discussões trazendo métodos de aplicação destes recursos em sala de aula.


Visualizar

Compartilhar:

LEETRA Indí­gena - Edição Especial: A metáfora das máscaras: o caráter educativo do movimento indígena - Volume 14

Pedro Alberto Ribeiro Pinto induz-nos, de maneira sucinta, a uma importante reflexão acerca da do caráter educativo do movimento indígena, harmonizando-se às propostas da Revista LEETRA. Uma leitura indispensável que, decerto, subsidiará o professor (não somente) dos anos iniciais.


Visualizar

Compartilhar:

LEETRA Indí­gena - Edição Especial: Não sou índio, nem pertenço a nenhuma tribo - Volume 13

Índio? Tribo? Luciano Ariabo Kezo, estudante indígena, problematiza o uso dessas duas expressões tão utilizadas em nossas práticas sociais sugerindo, ao final, importantes reflexões, além de propostas de atividade que visam a uma eficaz exploração da temática em sala de aula.


Visualizar

Compartilhar:

LEETRA Indí­gena - Edição Especial: O jogo do urutu, ou uma proposta de jogo colaborativo para a alfabetização e letramento - Volume 12

Neste volume, Camila Garváz traz uma proposta de atividade lúdica cooperativa na qual se trabalhe as línguas e as culturas indígenas e afro-brasileiras, com espaço de criação para os docentes e aprendizes. Seja como ponto de partida de uma pesquisa-ação, seja como tema gerador...use a criatividade e viva esta experiência!


Visualizar

Compartilhar: