Notícia: Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa começa novo ciclo em Abril

O terceiro ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) irá abordar as áreas do conhecimento que ainda não foram contempladas nos anos anteriores, e serão trabalhadas de forma integrada; as áreas incluídas são: Artes, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e o principal objetivo é promover a educação integral das crianças.

O PNAIC tem como intuito viabilizar a alfabetização de todas as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental, e é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as universidades públicas, além das redes de ensino municipais e estaduais.

O PNAIC/UFSCar iniciará suas atividades em abril, quando realizará o encontro com os coordenadores dos municípios nos dias 23 e 24 de abril. No dia 23 o encontro será em Mogi das Cruzes, na Escola de Governo e Gestão - Rua Antenor Leite da Cunha, 55, Nova Mogilar, no horário das 13h às 17h. No dia 24 a reunião será em São Carlos das 8h30 às 12h30 no auditório do CECH AT-2- área sul localizado na UFSCar.

A formação inicial presencial do PNAIC/UFSCar está prevista para ocorrer de 3 a 7 de agosto, na Universidade Federal de São Carlos. O evento será marcado pela junção com o III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI), na qual os orientadores e formadores poderão participar ativamente, apresentando comunicações orais e simpósios. Nesse encontro pretende-se discutir as problemáticas em relação à matemática; serão abordadas questões levantadas na formação de professores baseadas nas vivências de docentes que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Outra novidade em relação à formação inicial são os cadernos de apoio para a formação dos professores que serão entregues aos mesmos durante o evento. Os referidos cadernos serão elaborados pelos formadores e servirão de apoio ao ensino das linguagens na Educação Fundamental.

Outra frente do projeto, o curso a distância via Plataforma Moodle, tem início previsto para maio, e terá a participação de todos os orientadores de estudos. A carga horária será de 60 horas, e contaremos com a presença de seis estagiários para auxiliar na formação dos orientadores na referida plataforma.

No que se refere ao cadastramento de docentes no SISPACTO, o MEC sinalizou que ainda neste mês será aberto o sistema para os professores poderem realizar o cadastro.

Para maiores informações sobre o projeto e sobre o trabalho dos pesquisadores envolvidos, navegue pelo nosso site.