Notícia: Projeto desenvolvido por participantes do grupo Leetra se destaca em premiação nacional

No último dia 3, a equipe coordenada por João Paulo Ribeiro, linguista membro do grupo Leetra, venceu a primeira edição do prêmio “Brasil Criativo” na categoria Culturas indígenas, com o projeto Aplicativo digital educativo em línguas indígenas do Brasil.

O projeto, desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, que inclui os pesquisadores Antônio Fernandes Góes Neto (USP/Leetra), Camila de Lima Gervaz (USP/Leetra), Renato da Silva Fonseca (USP/Leetra) e o Prof. Mestre Rafael Rocha Maia (USP/FATEC), visa a atender uma demanda de produção de materiais para o ensino-aprendizagem, e, para a difusão das línguas e culturas indígenas brasileiras.

Momento da premiação, com o integrante João Paulo Ribeiro, à esquerda, no palco


A ideia é que o primeiro aplicativo – um dicionário de nheengatu para aparelhos móveis como tablets e celulares, mas que também estará disponível para consulta na internet – faça parte de uma série de materiais para contextos de diversidade linguística e cultural. Também estão previstos outros aplicativos como jogos e mesmo a publicação de materiais didáticos e e-books, sempre desenvolvidos em parcerias com as comunidades indígenas.

O projeto se consolidou após o contato com as produções de destacados centros de pesquisa mexicanos, como o Instituto Nacional de Lenguas Indígenas (Inali) e o Laboratório Victor Franco, de produção de materiais multimídia do Centro de Investigación y Estudios Superiores en Antropología Social (CIesas), visitados por integrantes da equipe em agosto deste ano.

Integrantes do grupo LEETRA


Para maiores informações sobre o projeto e sobre o trabalho dos pesquisadores envolvidos, visite a página www.diversidadesemespiral.pro.br.