Sindicatos e Associações em Tradução Literária

The American Literary Translators Association (ALTA)

http://www.utdallas.edu/alta/about/alta

A American Literary Translators Association (ALTA), fundada em 1978 na Universidade do Texas, em Dallas, promove a comunicação cultural entre países e idiomas, através da arte e do ofício da tradução literária. Além de conferir prêmios a tradutores, a ALTA promove a tradução literária por meio de da publicação de Translation Review, Annotated Books Received, os ALTA Guides to Literary Translation, a ALTA Newsletter, e por meio de uma conferência anual.

Assises de la Traduction Littéraire en Arles (ATLAS)

 

http://www.atlas-citl.org/fr/assises.htm

 

A associação tem a meta de promover a tradução literária e o intercâmbio de profissionais da área, organizando anualmente o evento Assises de la Traduction littéraire e publica as atas do encontro. Administra o Collège International des Traducteurs littéraires (CITL) situado no Espace Van Gogh em Arles. Publica a revista TransLittérature em colaboração com a Association des Traducteurs Littéraires de France.

Centre Européen de Traduction Littéraire

 

http://www.traduction-litteraire.com/

 

O Centre Européen de Traduction Littéraire (CETL) é um ciclo de formação pós-universitária em tradução literária. Os cursos e oficinas são oferecidos a pessoas formadas em Letras, Tradução, Linguística ou outra área de Ciências Humanas. Também é uma plataforma de intercâmbio com o mundo profissional da tradução literária e com as editoras.

 

 

Asociación Ibérica de Estudios de Traducción e Interpretación

 

http://www.aieti.eu/

 

A associação incentiva a reflexão, o estudo, a pesquisa, a docência e o intercâmbio científico nas áreas de tradução e interpretação. Realiza congressos e simpósios nacionais e internacionais, além de fóruns virtuais de debate e de intercâmbio. Edita uma revista científica e outras publicações especializadas.

 

Association des traducteurs et traductrices littéraires du Canada

Literary Translators' Association of Canada

 

http://www.attlc-ltac.org/history-attlc

A LTAC é a única organização canadense que representa tradutores literários em todo o país, com cerca de 150 membros plenos (tradutores literários profissionais), bem como estudantes membros e associados. Seu objetivo é promover a arte da tradução literária e defender os interesses dos tradutores literários no Canadá.  

British Centre for Literary Translation

http://www.bclt.org.uk/about-us/

Este centro de promoção e apoio à tradução literária possibilita o desenvolvimento profissional contínuo a tradutores em todos os estágios de sua carreira, oferecendo informações e orientação a profissionais da área. Com seus eventos e publicações, estimula a consciência e o interesse pela tradução literária e instiga a discussão acadêmica. Coopera com residências de tradutores na Inglaterra.

 

BDÜ

http://www.bdue.de/

A Associação Federal de Intérpretes e Tradutores (Bundesverband der Dolmetscher und Übersetzer eV ) é a maior associação da Alemanha de linguistas profissionais. Com mais de 7.500 membros, a BDÜ representa 80% de todos os tradutores e intérpretes profissionalmente organizados na Alemanha. A BDÜ visa, entre outros, regular a entrada na profissão, melhorar a formação inicial e contínua dos tradutores, alcançar regulamentação padronizada em todo o país e informar o público geral sobre o trabalho e a importância dos tradutores e interprétes.

-

Fédération internationale dês traducteurs | International Federation of Translators (FIT)

http://www.fit-ift.org/

FIT (Fédération Internationale des Traducteurs / Federação Internacional de Tradutores) é um agrupamento internacional de associações de tradutores e intérpretes. Mais de 100 associações profissionais são filiadas, representando mais de 80 mil tradutores em 55 países.

Conseil Européen des Associations des Traducteurs Littéraires (CEATL)

http://www.ceatl.eu/

CEATL é uma plataforma que reúne associações de tradutores literários de diferentes países europeus, proporcionando o intercâmbio de informações e a busca de melhores condições de trabalho para os tradutores literários. CEATL agora tem 34 membros associados de 28 países de toda a Europa, o que representa cerca de 10.000 autores individuais.

Translators Association

http://www.societyofauthors.org/translators-association

Dentro da sociedade de autores (The Society of Authors), a associação de tradutores se propõe a defender os direitos dos tradutores. A sociedade de autores concede prêmios à traduções publicadas em árabe, holandês, francês, alemão, italiano, grego moderno, espanhol e sueco. Além disso, outra ferramenta disponibilizada pela associação é a Emerging Translators Network (ETN), grupo de discussão via email, que promove intercâmbio de informações e apoio profissional para tradutores literários iniciantes.