Equipe PNAIC/UFSCar acompanha Seminário Final em Santa Ernestina/SP

Publicado em: 13/12/2015

Localizado na região de Matão/SP, o município de Santa Ernestina tem mostrado comprometimento e seriedade no desenvolvimento das ações propostas pelo PNAIC/UFSCar, as quais têm trazido inúmeros benefícios à Educação no município.

No último dia 8 de dezembro, membros da equipe PNAIC/UFSCar estiveram presentes no Seminário Final – evento que consolida as ações propostas e desenvolvidas ao longo do ano no município. O evento contou com um intenso debate acerca de sequências didáticas do qual participaram professores alfabetizadores, coordenador local, orientador de estudo e membros do PNAIC/UFSCar, além de atividades culturais realizadas pelas próprias crianças.

Winnie Damas, estagiária do Laboratório LEETRA (CNPq), discorreu sobre a temática africanidades, emocionando os participantes. Luciano Ariabo Kezo, também estagiário, conversou com os presentes sobre as suas atividades desenvolvidas no PNAIC, versando sobre cultura indígena, formas de expressão e, aproveitando o espaço, sorteou seu novo livro Boloriê – A origem dos alimentos, lançado no final de 2015. O cadernos sobre diversidade cultural e questões indígenas podem ser obtidos gratuitamente em sua versão digital através de nossa biblioteca.

Prof. Dra. Mônica Baltazar Diniz Signori (coordenadora adjunta do PNAIC/UFSCar) apresentou aos professores um modo de trabalhar-se com textos sincréticos, expondo aos participantes conceitos sobre leitura de imagens.