Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental (MEC).

O Departamento de Letras da UFSCar por meio do grupo de pesquisa LEETRA trabalha junto ao PACTO a fim de garantir o compromisso do programa na região interiorana do estado de São Paulo.

Quer saber mais sobre o pacto? Acesse o site oficial do programa junto ao MEC

PNAIC na UFSCar



Formação Continuada em EaD

O Projeto Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do Núcleo UFSCar (PNAIC/UFSCar) possui em sua equipe de trabalho vinte e quatro formadores, metade da frente de Língua Portuguesa e metade de Matemática, que atuam junto a oitenta municípios do estado de São Paulo. Esses formadores, em conjunto com quatro supervisores, atendem dois polos de formação presencial, em São Carlos e em Mogi das Cruzes. O PNAIC possui uma ação metodológica em rede cuja formação continuada de professores ocorre da seguinte maneira: formadores – orientadores de estudo- professores alfabetizadores. O grupo do PNAIC da UFSCar ainda conta com o apoio das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para subsidiar a formação dos Orientadores de Estudo (OEs) via ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e por meio de webconferências. Os OEs possuem, assim, contato frequente com os seus formadores, além de terem acesso a outras leituras para engendrar as discussões acerca dos materiais utilizados no PACTO. O grupo de pesquisa LEETRA (CNPq) possui um papel importante nesse processo, dado o seu compromisso com a formação continuada de professores alfabetizadores e, principalmente, com a responsabilidade de propiciar novos letramentos, como o letramento digital, para que os professores possam se utilizar de diferentes instrumentos e recursos didáticos em prol da alfabetização. A equipe conta com a participação das professoras doutoras Maria Sílvia Cintra Martins (Coordenadora Geral), Mônica Baltazar Diniz Signori (Coordenadora Adjunta de Língua Portuguesa) e Carmen Lucia Brancaglion Passos (Coordenadora Adjunta de Matemática).

O PNAIC/UFSCAR busca, ainda, construir uma identidade própria pela inclusão, em seu escopo, da temática indígena em cumprimento com a lei 11.645/08. Saiba mais sobre a inclusão da temática indígena no Seminário Final de 2013

Ações do PNAIC na UFSCar

O PNAIC/UFSCar, prezando por uma formação continuada de qualidade, busca estreitar o diálogo entre formadores, orientadores de estudos, alfabetizadores e supervisores por meio da mediação dos coordenadores do Projeto e grupo de pesquisadores que compõem o LEETRA, realizando as seguintes ações:

Formação Continuada em EaD

Utilizando-se das tecnologias de comunicação e informação, via Portal dos Professores, os formadores e orientadores de estudos, podem dialogar por meio da plataforma moodle a respeito dos conteúdos abordados nos encontros presenciais, além de poderem se aprofundar em algumas temáticas trazidas nos materiais do PACTO, por meio da realização de outras leituras.
O Portal dos Professores da UFSCar é um site que tem como público alvo os profissionais da educação. O objetivo consiste no desenvolvimento profissional de professores dos diversos níveis e modalidades de ensino, através da oferta de cursos on-line de formações continuadas de professores. Por meio desse site foi criada a plataforma virtual do PNAIC, direcionado aos Orientadores de Estudos (OEs). Através desse ambiente virtual de aprendizagem estabelecemos um curso dividido em dez módulos, cada módulo apresenta um ou mais textos base para engendrarmos uma discussão relacionada ao tema em destaque. Nosso ambiente de aprendizagem é um espaço rico em que compartilhamos materiais, textos, livros; dessa forma servindo como complemento ao curso de formação presencial. As discussões via moodle são importantes, pois é um meio de todos os professores, orientadores, formadores e tutores entrarem em contato e compartilhar opiniões e ideias, enriquecendo assim os diálogos sobre alfabetização. Por meio desse site podemos pensar o papel que o curso de modalidade à distância tem sobre a formação continuada de professores. Nesse ambiente pode-se perceber que os orientadores além de dialogarem e interagirem entre si, criam um espaço de aprendizagem em que todos têm o mesmo objetivo, e trabalham para o mesmo fim: promover a reflexão sobre o processo de alfabetização.

Formação por meio de encontros semanais junto aos formadores

Para que os encontros presenciais junto aos Orientadores de Estudos (OEs) tenham qualidade, o grupo de formadores se encontram semanalmente a fim de realizar o planejamento das atividades e conteúdos que serão abordados nos encontros presenciais. Nesse espaço há a proposição e realização de leituras e estudo dos materiais, além de Oficinas que são ofertadas aos formadores a fim de aprimorar determinados conteúdos. Os encontros presenciais são mediados pelas coordenadoras geral e adjuntas do PNAIC, além da equipe de pesquisadores do LEETRA.

Eventos

Para que os Orientadores de Estudos e formadores ligados ao PNAIC tenham a oportunidade de exercer a dialogia com outros textos em um contexto acadêmico, são proporcionados a eles: seminários, encontros, palestras e oficinas. Nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2013, foi realizado em São Carlos, campus UFSCar o "I Colóquio de Práticas Letradas nos anos iniciais e I Seminário PNAIC/UFSCar", onde tivemos palestras, mesas redondas, mini-cursos e mostra de painéis. Em agosto de 2014 estaremos realizando um evento na UFSCar, intitulado "II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais". O evento é uma promoção do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, coordenado pela professora Cármen Lúcia Brancaglion Passos, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação. A nossa formação presencial do PNAIC ocorrerá nos dias 6 e 7, e no dia 8 todos os formadores e orientadores estarão participando das oficinas e atividades promovidas pelo evento. Nosso intuito é que os formadores/orientadores possam participar de oficinas, plenárias, mesas-redondas e também possam trazer relatos de experiências, para propiciar a reflexão sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais, foco do PNAIC este ano. Este evento será muito importante para nossos formadores/orientadores, já que será um momento reservado para se estabelecer discussões, debates e também compartilhar experiências sobre o processo de ensino-aprendizagem da Matemática na Educação Infantil.

Livros

Com a publicação da Série "Linguagens em Diálogo", a partir do volume inicial dedicado aos Letramentos em Língua Materna e Matemática, visamos dar visibilidade às diversas produções que já vêm sendo construídas na interação entre formadores e orientadores de estudo no ambiente virtual. Visamos, ainda, propiciar um lugar de reflexão a respeito dos diferentes desafios que hoje envolvem o trabalho interdisciplinar particularmente nos anos iniciais, com reflexos que, conforme acreditamos, possam se fazer sentir em momentos posteriores da escolaridade. Buscamos compor artigos e angariar práticas bem sucedidas, relatos de experiências, resenhas de obras e sinopses de filmes com toda a equipe que participa do PNAIC/UFSCar a fim de documentar as memórias e experiências desse grupo.

PNAIC e a Temática Indígena

Uma característica especial do PNAIC/UFSCar é a importância atribuída ao trabalho com questões indígenas nos anos iniciais, fruto de trabalhos desenvolvidos pelo grupo LEETRA na linha de pesquisa indígena. O nosso objetivo é colaborar para a implementação da Lei 11.645/08, que diz respeito à inclusão da História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena no currículo escolar em todo o território Nacional. Essa lei é importante na medida em que busca construir a história étnica da nossa população, resgatando as contribuições da cultura indígena nas áreas social, econômica e política.

Nessa perspectiva, O PNAIC/UFScar tem como objetivo construir um diálogo entre os professores das séries iniciais e os representantes de povos indígenas, e uma das iniciativas do nosso projeto foi a realização do Seminário Final do PNAIC/UFSCar 2013 que buscou promover debates acerca da temática indígena, contando como convidados representantes de povos indígenas para ministrar oficinas e palestras, com o intuito de tratar de questões relativas às suas respectivas culturas. Visando dar continuidade ao trabalho com a temática indígena, o PNAIC/UFScar, neste ano de 2014, formou uma equipe para produzir materiais de apoio aos professores que atuam nas séries inicias, buscando promover a reflexão sobre as culturas indígenas presentes no Brasil.

Essas são algumas ações que o PNAIC-UFSCar tem realizado a fim de que o PACTO para a alfabetização na idade certa ocorra de maneira significativa.