Universidade Federal destaca projeto de Mauá

Crianças do primeiro ano desenvolvem histórias em quadrinhos dentro do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa e se destacam em pesquisa

"Teve um dia que a professora deixou ler os gibis e a gente se inspirou no Maurício de Souza", resumiu Miguel Lopes Furini, de sete anos, ao lado da obra que criou com o amigo Ryan Gabriel Silva. Intitulada ‘Os Melhores Jogadores do Mundo’, esta e outras 10 obras de 25 alunos da turma do 1º ano A, da Escola Municipal Samir Auada, no Jardim Guapituba, integram o projeto de alfabetização e letramento, da Secretaria de Educação.
Para isso, as crianças se empenharam na construção de Histórias em Quadrinhos, conhecidas como HQs, que em breve serão apresentadas na página na internet da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) - http://www2.ufscar.br/home/index.php. As crianças estão lendo fluentemente e têm ótima escrita, além da criatividade, que já é peculiar, e fortalecem a “supermizade”, como eles mesmo dizem e utilizaram como tema em um dos gibis produzidos. “A escrita do ‘gibizão’ é espontânea da criança que está sendo alfabetizada”, analisou a assessora técnico-pedagógica da Secretaria e uma das responsáveis pela formação dos professores da rede municipal de Mauá, Geraldina Canuto.
A Ufscar desenvolve a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores por meio do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Ministério da Educação, coordenada pela professora Maria Silvia Martins.
A proposta do Pnaic é a alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, considerando oralidade, leitura, produção de texto e reflexão sobre o sistema de escrita. Em 2013, a abordagem foi Língua Portuguesa; 2014, Matemática; e, neste ano, é interdisciplinar, envolvendo geografia, história, arte, matemática e outras.
Professores participam do curso de 100 horas/aula no polo da Ufscar em Mogi das Cruzes e aplicam este conhecimento adquirido em sala de aula, como ocorreu com a professora Janete Jacinto Bonfim, responsável pelo 1º ano A. Ela trabalha há 26 anos na rede e há 10 na Samir Auada.
Os gibizões são uma série de quatro tirinhas de desenho em uma folha de cartolina, produzidas pelas crianças em dias diferentes. No entanto, durante dois meses foram trabalhados conteúdos sobre cartunistas famosos, pesquisas, roteiro, título, cenário, balões para os diálogos, personagens, dramatização, características pessoais, anúncios publicitários, com referencial em publicações da Turma da Monica de Maurício de Souza e outros assuntos.
E o resultado agradou demais os pequeninos e à equipe da Ufscar, a ponto de se interessar pela divulgação dos trabalhos em seu site, na sessão que fala sobre o Pnaic.
"HQ é divertido e ajudou a aprender a ler e escrever na hora de escrever a história do Leão Mário", personagem concebido pela aluna Larissa Santos Silva Santana. Mário virou companheiro da menina Isabel, criada pela amiga de sala, Lauryn Baptista Gomes. Cada uma desenhou e cuidou da argumentação de seu personagem, na mesma tirinha. “Os amigos foram brincar de esconde-esconde e pega-pega”, explicou Lauryn.
Alguns dos temas foram super-heróis, nascimento das meninas, anúncios, aventura, amigos do cão e outros. "O mais difícil foi na hora de desenhar, quando a agente ainda não sabia o que fazer e depois descobriu, eu sempre vou lembrar do que aconteceu aqui", disse Miguel sobre as dificuldades enfrentadas e a busca pela solução dos problemas. "Desenhamos juntos o dinossauro Megatron e o herói Pac e a gente se divertiu muito. Eu sempre vou gostar de ler", completou Ryan. "Eu queria que o Pac fosse um bom jogador de futebol e amigo do Megatron. Escrever foi fácil porque o trabalho foi legal", disse o menino. E, durante as conversas, descobriram que gostam de futebol e de viajar para a praia.

Fonte: Jornal Bom Dia ABCD-SP em 18/12/2015

Mauá/SP