CONHEÇA MAIS SOBRE O LEETRA INDÍGENA

A UFSCar é uma das universidades brasileiras que possui o vestibular indígena diferenciado, como você poderá ver consultando a Cartilha As Ações Afirmativas e a Educação Superior Indígena. Como resultado dessa presença indígena na UFSCar, uma das linhas de pesquisa do Grupo LEETRA são os Estudos em Literatura Ameríndia.

Um dos grandes objetivos dessa linha de pesquisa é colaborar para a implementação da Lei 11.645/08. A Lei foi uma das grandes conquistas para o reconhecimento social do indígena. Ela torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio.

Trabalhar com essa temática na sala de aula, implica em uma série de questões que vão muito além do currículo ou da lei em si, principalmente em relação aos docentes e as suas concepções de ensino. Dentre desse contexto, um dos focos da nossa pesquisa é a formação de professores alfabetizadores no que diz respeito as suas relações com o tema e até a formação inicial desses profissionais.

Revista LEETRA Indígena

A fim de divulgar e complementar o trabalho desenvolvido pelo LEETRA Indígena, o grupo de pesquisa LEETRA conta com uma revista de publicação anual.



Fique por dentro

Entrevista com o pesquisador do grupo LEETRA, Antônio Neto, sobre a obrigatoriedade do ensino da cultura indígena no currículo oficial das escolas brasileiras.