Formadoras do PNAIC/UFSCar ministram debate em Ibaté

Publicado em: 29/11/2015

A convite de Andréia Adriana Vieira, secretária da Educação do município de Ibaté e também orientadora de estudos do PNAIC/UFSCar, as professoras formadoras Juliana Guillen e Wuendy Cardilli estiveram presentes no penúltimo encontro entre os membros participantes antes do encerramento das formações no ano de 2015.

Juliane Guillen levou aos professores alfabetizadores e gestores educacionais a discussão sobre o "Uso do ábaco no ensino de operações matemáticas" a partir de contextualização histórica, apresentação de exemplos e reflexões sobre as possibilidades. Wuendy Cardilli apresentou-lhes "Reflexões sobre a linguagem e a produção de texto", contextualizando as concepções de linguagem e sua relação com o ensino, compreendendo também a produção e correção de textos dos alunos em processo de alfabetização. Além de professoras formadoras no PNAIC/UFSCar, Juliana e Wuendy atuam como professoras alfabetizadoras na rede pública municipal de São Carlos.

Os mais de quarenta participantes mostraram bastante entusiasmo com os temas, participando ativamente das discussões, envolvendo-se com as atividades, analisando conjuntamente os exemplos propostos pelas formadoras e refletindo sobre a própria prática pedagógica. Ao todo, Ibaté conta com 1 coordenador local, 2 orientadores de estudo e 40 professores alfabetizadores membros do PNAIC/UFSCar.