Grupo Leetra participa do documentário Nheengatu Tapajowara

Publicado em: 08/11/2015

O Curso "Nheengatu, a Língua Geral Amazônica" é uma realização do Grupo Consciência Indígena (GCI), do Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (Pepca/UFOPA) e da Diretoria de Ações Afirmativas (DAA/Proges/UFOPA), e que conta também com o apoio do Conselho Indígena dos Rios Tapajós e Arapiuns (Cita), Custódia São Benedito da Amazônia (Frades Franciscanos), do Grupo de Pesquisa LEETRA (UFSCAR/USP), Rádio Rural de Santarém e Pró-reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce/UFOPA). As pesquisadoras Drª Maria Sílvia Cintra Martins e Drª Natália Freire, assim como os alunos Antônio Neto e Renato Fonseca participaram das edições de 2015.

No atual formato, o Curso iniciou-se em julho de 2014, ministrado pelos professores Agripino Nogueira Neto (Baré) e Ms Antonio Neto. A partir de julho de 2015, o Ms Edilson Melgueiro (Baniwa) integra-se ao quadro de professores. A Coordenação Geral é do Prof. Dr. Florêncio Almeida Vaz Filho, do Programa de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

O Curso tem uma Carga Horária de 360 horas, dividida em quatro módulos de 90 horas cada, que acontecem em janeiro e julho, no Centro Indígena Maíra, em Santarém/PA. A primeira e a segunda turma se formam em 2016. Os alunos, na sua maioria, são professores indígenas que atuam ou pretendem atuar nas escolas das aldeias da região.

Link para o vídeo: https://youtu.be/E6Gmsy6ZE8g