Águas de São Pedro: O PNAIC-UFSCar "veio a enriquecer muito a educação no município".

Publicado em: 25/10/2015

Participante do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) desde o início, no ano de 2013, Águas de São Pedro demonstra plena satisfação em virtude das ações do PNAIC, que, no município, é gerido pela UFSCar.

Atualmente 9 profissionais da rede municipal de educação participam do programa, sendo 7 deles professores alfabetizadores dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino fundamental, 1 orientador de estudo e 1 coordenador local.

Ao longo de 2015, foram promovidos vários encontros presenciais entre os integrantes, trazendo à tona questões tangentes à alfabetização nos anos iniciais. Conduzidas em tom agradável, os membros participaram ativamente das reuniões, discorrendo acerca de temas como leitura deleite, direitos de aprendizagem (matemática, ciências, história, geografia, arte, alfabetização); interdisciplinaridade; orientação de estudo; orientação para registro escrito e registro fotográfico; organização de sala de aula (“cantinho da leitura”, "experiências matemáticas", etc); atividades lúdicas; sondagens (inicial e final, visando à retrospectiva crítica), entre outras coisas, em harmonia com as propostas do PNAIC-UFSCar.

Todos os encontros foram devidamente registrados em atas, carinhosamente nomeadas "Diário de Bordo". Para Cândida Margarete Briense, coordenadora local do PNAIC-UFSCar em Águas de São Pedro, "a participação da comunidade [de educadores] foi satisfatória e [eles] apoiam muito as ações do PNAIC, que veio a enriquecer muito a educação no município".