PNAIC Mirim e LEETRA: parceria em projeto sobre cultura indígena

Publicado em: 23/10/2017

Coordenado pela Profa. Dra. Maria Sílvia Cintra Martins, durante os anos de 2103 a 2015, o PNAIC (Polo UFSCar) teve muitos desdobramentos, dentre eles o PNAIC Mirim que resultou de uma parceria entre a universidade e uma escola pública de Ensino Fundamental. O evento, ocorrido em 2014, expôs as atividades realizadas a partir do projeto sobre cultura indígena desenvolvido pela professora alfabetizadora Adriana Ranzani que, naquele ano, também trabalhou como formadora no PNAIC-UFSCar.

O trabalho interdisciplinar e com diferentes linguagens possibilitou a realização de atividades de leitura e escrita significativas para as crianças, tais como: a) produção de livro de receitas com mandioca; b) escrita  de e-mails, solicitando informações a pesquisadores e escritores; c) elaboração de relatos a partir de entrevistas com diferentes profissionais; d) produção de livro de brincadeiras aprendidas e vivenciadas com os indígenas; e) escrita de carta aos bombeiros, solicitando interdição da rua da escola para desenvolvimento de atividades indígenas com outras turmas e em segurança.

Recentemente, alguns desses alunos que participaram do projeto, agora alunos do 4º ano, estiveram presentes na sala de aula da professora Adriana e relataram as atividades desenvolvidas para a sua atual turma de 1º ano com detalhes que, segundo a alfabetizadora, nem ela mesma se recordava. Esse diálogo entre as turmas e o interesse por alguns pés de mandioca, que ainda estão plantados na escola, deram início a um novo projeto que vem sendo desenvolvido em parceria com o grupo de pesquisa LEETRA durante o segundo semestre de 2017.