Formação presencial ocorre em São Carlos/SP e Mogi das Cruzes/SP

Publicado em: 19/10/2015

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2015, ocorreu, nos polos de São Carlos e Mogi das Cruzes, concomitantemente, o encontro presencial entre os participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa gerido pela UFSCar, finalizando o quinto módulo do curso.

Com a tônica em Ciências, o encontro contou com a presença do físico Mauro Romanatto, que esteve nos dois polos, trazendo importantes reflexões para a prática pedagógica e a importância da experimentação científica nos anos iniciais. Os encontros presenciais oferecem a possibilidade de discussão, troca de experiências e socialização entre os membros, propiciando um bom ambiente de aprendizado.

Foram distribuídas aos participantes publicações organizadas pelo laboratório Leetra: os paradidáticos A família coelho e Então você já sabia?, o quarto volume do livro Linguagens em Diálogo e o caderno de apoio ao docente com o tema africanidade. Ademais, os coordenadores locais levaram aos seus municípios materiais de apoio pedagógico oferecidos pelo MEC, os quais deverão repassados para os professores alfabetizadores participantes do PNAIC-UFSCar e discutidos juntos aos Orientadores de Estudo nos próprios municípios.

De acordo com Ana Claudia dos Santos, orientadora de estudo do município de São Simão, interior de São Paulo, "tanto a proposta quanto os materiais oferecidos pelo Pacto são muito bons, o que gera bastante adesão por parte dos professores alfabetizadores, repercutindo na aprendizagem do aluno".